sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Reciclagem com tetra pak
A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo. Existem diversas tecnologias disponíveis para a reciclagem das embalagens da Tetra Pak. A reciclagem das fibras e do plástico/alumínio que compõem a embalagem começa nas fábricas de papel, em um equipamento chamado "hidrapulper", semelhante a um liquidificador gigante.
Funcionamento da Embalagem de Tetra Pak
Só as quatros primeira que protegem de fato o Leite .
A camada numero 1 e 6 que são as camadas de polietileno, são responsáveis para ajuda a proteção do produto para que não entre em contato com as outras camada.
A camada número 4 e a camada que protege o produto de entrar em contato com o oxigénio, luz e microorganismos.
As outras canada que são a de papelão e outra de plástico são para a sustentação do produto.
Por causa destes rigorosos teste feitos nestas caixinhas contra quedas e bactérias, a tetra pak ficou mundialmente conhecida pelas suas embalagens que traz mais estabilidade e assim podendo prolongar a vida útil.
A história do tetra pak
Em 1951, já de volta à Suécia, Dr. Ruben Rausing idealizou a embalagem, em formato de tetraedro (quatro faces, triangular, com base horizontal). O primeiro produto da Tetra Pak foi revolucionário, em cartão de papel, usado para guardar e transportar leite. Esta embalagem foi chamada de Tetra Classic. Rausing começou a idealizar o desenho (este projeto) em 1943. Em 1950 havia criado técnicas de fabricação de cartões herméticos, usando um sistema de cartolina forrada em plástico. Em 1952, a empresa já comercializava sua primeira máquina de embalagens cartonadas. O creme de leite foi o primeiro produto a ser embalado pela Tetra Pak. Três anos depois as embalagens da Tetra Pak começaram a acondicionar leite pasteurizado. A embalagem tipo longa vida, no entanto, seria criada apenas em 1961. Foi neste ano que Dr. Ruben Rausing uniu os conceitos de ultrapasteurização e embalagem asséptica, criando a embalagem que protegeria o leite, sem necessidade de conservantes e refrigeração.
Tetra Pak, foi fundada no conceito de que uma embalagem deveria guardar mais do que o seu custo.
Assinar:
Postagens (Atom)